O trauma de ter estudado no Etapa

O trauma de ter estudado em um colegio com uma mensalidade de mais de 5 mil reais. 

Pai/Mae, voces pensam em colocar seus filhos nas melhores escolas do brasil pra aumentar a chance deles de entrar numa faculdade publica? numa federal? Esse video eh exatamente pra voces! Por favor, considerem o meu depoimento, senao pode ser tarde demais.

Vamos la, conclui meu ensino medio ha exatamente 15 anos atras e adivinha? Hoje ainda tenho pesadelos de nao passar em provas da escola. Essa noite mesmo acabei de ter um e talvez seja por isso que estou gravando esse video.

Alguns de voces vao dar risada da minha cara, "nossa que problemao". Cara, confesso que nos primeiros pesadelos eu tambem dava risada, o probelma eh quando se passam 15 anos e vc SEMPRE tem esse pesadelo. Voce simplesmente acorda com um sentimento horrivel de frustracao, de nao ser aceito pela sociedade, de nao poder ter um futuro porque vc precisa passar na porra de uma prova. Eh um sentimento sufocante, acredite!

Pensei que era um trauma individual, que soh eu tinha. Ateh quando mencionei esse pesadelo para um ex-colega de classe e adivinha? Ela disse que tambem tinha!

Antes de explicar o meu pesadelo, deixa eu te dar mais contexto:

1- O etapa eh uma escola conhecida por ter provas "todos" os dias. Na verdade, vamos ser justos: era toda terca, quarta e quinta. Algumas semanas tinha de segunda tambem, e simulados fuvest/vunesp nos Sabados. A gente tinha umas 30 provas por bimestre, era ridiculo. Cada prova voce tinha que tirar pelo menos 5, senao voce pegava recuperacao. Se voce nao passasse na recuperacao, tinha mais uma. Essa por ultimo, se nao passasse, recebia uma cartinha "amigavel" convidando o aluno para se retirar da instituicao. PS: Se vc nao passasse na recuperacao, eles agendavam ela no meio das suas outras provas. Eu tinha amigo que chegou a fazer umas 10 provas por semana.

2- Eu tinha uns 35% de bolsa, se eu nao tivesse uma certa media, eles cortavam.

Blz, agora bora volta pro pesadelo:

Eh um pesadelo que voce simplesmente ta quase formado, dai vc abre o site do colegio e aparece apenas UMA nota vermelha. Essa nota vermelha te impossibilita de se formar. Dai voce estuda, estuda bastante, faz a prova e depois fica bem ansioso se passou ou nao. Depois de um tempo a nota eh divulgada e adivinha? Vc nao passa de novo.

Por causa disso vc nao consegue se formar, precisa esperar o proximo ano. No meu caso, eu nao posso voltar pro canada porque preciso passar na prova de novo.

Pode parecer besta, mas vc acorda com um sentimento de lixo. Um sentimento frustrante de que vc nao foi capaz, de que vc nao foi suficiente. E por causa dessa prova, seu "futuro" ta comprometido. Eh a realidade que os jovens da classe media estao presos, vcs ta numa pressao de que se nao passar em uma faculdade publica, voce ta na merda ou eh uma vergonha!

Pra quem nao conhece, o Etapa eh uma escola de Sao Paulo bem cara. Meu pai quase se matou pra pagar os boletos. Alias, lembro uma vez que ele nao tinha dinheiro pra pagar uns meses, dai eu fui tenta pegar o meu material escolar e o carinha do balcao meio que me humilhou dizendo que eu nao podia pegar o material pq os pagamentos estavam atrasados. Dai pra piorar, tinha dias que o professor mandava pra fora os alunos que nao estavam com o livro. Sim, pego o combo da humilhacao? Imagina vc pegar uma fila de alunos pegando material, dai na sua vez o cara fala alto que vc nao pode pega por falta de pagamento. Dai depois vc eh expulso da classe porque "esqueceu" o livro. Isso ai, se nao bastasse a pressao de ter que passar nas universidades mais disputadas do brasil, voce tem que ser humilhado por falta de dinheiro.

Fiquei sabendo depois que a escola nao podia negar os materiais pra mim e meus pais poderiam ter procurado pelos direitos deles. Mas, isso foi depois de me formar. A vida segue.

Nao to cuspindo no prato que comi, o etapa foi muito importante na minha vida, me mimou com os melhores temas/preparacao de vestibular e gracas a ele consegui me formar na USP.

Mas acho importante tambem expor esses detalhes e falar sobre saude mental. Acredito que ja tive esse pesadelo mais de 20x, isso ja pode sim ser considerado um trauma.

Acredito que esses pontos devem ser levados em consideracao antes de voce colocar seu filho/filha nesse mundo educacional competitivo onde o que soh importa eh entrar em uma faculdade/universidade publica top.

Esse eh um trauma que poderia ter sido evitado se tivessemos um suporte psicologico maior na epoca.

Bom nao sei, se voce mora no brasil e pensa em colocar seu filho no etapa, acho que seria legal vc ouvir esse meu depoimento. Toma cuidado, essa pressao de vestibular, esse padrao e estilo educacional de provas todos os dias, talvez possa traumatizar o seu filho. E sinceramente, nao quero isso para a Luna.

Talvez a maior riqueza de morar no canada eh o fato nao expor seus filhos a um sistema educacional tao competitivo.

Lembro que eu tive uma ex-namorada estudava em uma escola organizava viagens, torneios de esportes e eventos culturais como pecas teatrais. Lembro que eles tinham varias fotos das classes, das turmas, que eles conheciam bem os amigos e colegas. Dai eu comparava com a minha experiencia, eu soh lembrava de aulas de olimpiadas e pessoas ansiosas/frustradas sobre vestibular. Triste ou nao? Vou deixar voce comentar ai.

Alias, talvez esse meu trauma seja apenas um dos white people problems que nao mereca ser escutado. Mas resolvi tirar isso do meu peito, vai que isso ajude alguem ou abra os olhos de muita gente que romantiza colegios caros como o Etapa. Comenta ai o que voce achou? Ou se teve alguma experiencia parecida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Enkas Músicas japonesas que você deve escutar antes de morrer

SOLVED MySQL connector with ENTITY FRAMEWORK WORKING in Medium Trust hosting environments

SUS nota 10 - Exames gratuitos DST para saber se tem HIV-AIDS SIFILIS e HEPATITE C em 1 hora