UMA CARTA PARA AS FEMINISTAS FEITA POR UM MACHISTA

Primeiramente, para os leitores que gostam de ler só o título e comecinhos de texto: "-Sim, eu sou machista, mas estou tentando não ser mais. Acredito que o primeiro passo para corrigir um problema é identificando o mesmo".

Há um bom tempo que essa "modinha" de feminismo vem sido discutida, e ao meu ver era apenas um assunto chato em que as mulheres queriam chamar mais atenção e que era mais uma das cosias chatas de ser politicamente "incorreto".

feminismo-igualdade-direito

Sim, infelizmente na minha bolha de contatos e ciclos de amigos, a maioria acredita que o feminismo é a mesma coisa do que machismo só que para o outro sexo.

Bom, graças a Deus, depois de inúmeras brigas e discussões com algumas amigas a ficha caiu. Fui atrás de alguns blogs feministas para tentar entender um pouco melhor o outro lado da moeda, até que entendi que o buraco é bem maior.

Atualmente eu sou sim um machista e vivo em uma sociedade completamente machista. Quero mudar isso e já estou mudando! Porém, acho que é muito hipócrita da minha parte e cedo demais falar que não sou mais.

Quando a gente fala machista, a primeira coisa que vem em mente são aqueles caras que tratam mal a mulher ou que batem nela não é mesmo?

Pois bem, machismo engloba um mundo muito maior, machista pode ser aquele cara que:

  • Vê uma motorista mulher e já acha que ela não sabe dirigir direito
  • Briga com a irmã mais nova quando ela fala palavrão e solta um: "Você é mulher, não pode falar palavrão! É muito mais feio!"
  • Fazer piadinha falando que lugar de mulher é na cozinha
  • Falar que mulher tem que cuidar da casa e das roupas
  • Falar que a filha só pode namorar ou beijar na boca depois de 20 anos, enquanto o filho pode ver uma revista pornô com 12.
  • Achar o cúmulo uma garota ir para uma balada e beijar mais de 1 rapaz, enquanto o boyzinho que pega mais de 10 é o cara fodão do momento.
  • Achar que uma garota transar na primeira saída já é motivo de chamá-la de prostituta

E aí? Se identificou com esses pontos? Se sim, pois é amigo.. você também é um machista.

Um dos vídeos que mexeu comigo e é um dos motivos principais de estar escrevendo essa carta agora foi o da página do facebook lollyanddoodlepage, onde a garotinha vê as roupas dos meninos escrito: "Pense fora da caixa", "Herói". Daí quando ela olha para roupas de menina está escrito: "HEY", "Bonita", "Eu  me sinto bonita". No final ela não entende o motivo disso.

Pois é amigo! E é isso que o feminismo luta, por um fim da dominação de um gênero sobre outro. Por quê diabos os meninos tem frases mais marcantes, mais legais, mais aventureiras e as meninas estão ligadas a coisas fúteis de beleza e bobas como "HEY"?
Por quê diabos uma moça que lutou e estudou tanto em uma determinada área recebe menos que um homem?

E é aqui que tem que ficar bem claro a diferença entre machismo e feminismo. Machismo é onde o sexo masculino está dominando. Feminismo é a luta pelos direitos iguais, ou seja, não é a luta para que o sexo feminino domine o masculino, sacou?

As coisas estão mudando, as mulheres estão lutando mais pelos seus direitos. E cara, sinceramente eu acho tudo isso lindo!

Então você, que é feminista, peço mil desculpas. Já entendi a mensagem e quero apoiar a causa de vocês!

Sei que nunca poderei imaginar como é a sensação de andar em São Paulo e ter 10 homens na rua te "secando" e te deixando com medo. Nunca poderei imaginar o que é passar a vida inteira querendo fazer um esporte como judô ou capoeira e ser forçado a dançar balé. Não sei qual é a sensação de pegar um metrô e desconfiar que tem alguém tentando te encostar.

Peço desculpas novamente e prometo escutar mais e entender melhor o lado de vocês ok?

Att,
caiouechi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Enkas Músicas japonesas que você deve escutar antes de morrer

SOLVED MySQL connector with ENTITY FRAMEWORK WORKING in Medium Trust hosting environments

SUS nota 10 - Exames gratuitos DST para saber se tem HIV-AIDS SIFILIS e HEPATITE C em 1 hora