DICAS COMO TIRAR BAND 7 OVERALL IELTS

Fala galera!

Tudo bem? Blz na framboesa?

Está pensando em um visto de estudante/trabalho para o Canadá, Australia, Estados Unidos ou sei lá mais onde e precisa fazer o IELTS? heheheh! Confira as minhas dicas abaixo:

Bom, antes de tudo deixa eu me apresentar para você saber que não é mais um perdido falando sobre o tema.

Recebi as notas do IELTS no dia 21/05/2016, tirei 7 de 9 no reading, 7 de 9 no speaking, 7 de 9 no listening e 6.5 de 9 na p**ra da redação, desculpem-me pelo palavrão mas esse 6.5 é uma p**ra mesmo! No final o meu overall foi 7.0:
ielts-band-7-overall-caiouechi

Não fiquei feliz, porque tinha que ter tirado 7 em tudo, mas tudo bem =/. Antes de partir para a próxima jornada de estudos resolvi ajudar a galera que está começando agora escrevendo as minhas impressões e algumas dicas sobre essa prova de proficiência inglês.

dicas-ielts-exame-ingles-prova-canada-australia


IELTS:
Atualmente (14/setembro/2016) a prova custa R$700,00, sim é bem cara! O engraçado é que antes era R$500,00, dai quando o dolar subiu de 3 para 4 eles aumentaram para R$700,00. Agora que a Dilma foi pro #zebeleu e o dolar voltou para a casa dos R$3,00 adivinha? O preço continuou R$700,00.
Você pode agendar a prova no site da cultura inglesa, ou no essentials.com. Recomendo o essentials, porque lá tem mais dias para agendar as provas.

Esse exame é divido em 4 etapas: Listening, Reading, Writing e Speaking. Você pode marcar o speaking em um dia separado.

O Listening é a primeira de todas, ou seja você vai ta lá sentadinho bonitinho na sua carteira ao lado de mais 20 pessoas. Normalmente é em uma sala da Cultura Inglesa e é aquelas carteiras de uma mão só, ou seja bem pequenininhas. Serão 40 perguntas e o áudio só será executado 1 vez. Essas perguntas são subdividas em 4 sections. Na minha opinião, as primeiras são as mais fáceis e eu tive muita dificuldade com aquelas perguntas em que você tem de escolher 1 entre as 3 alternativas. Bom, não vou entrar em muito detalhes, porque o formato você vai saber de cor a partir do momento que fazer os exercícios do livro Cambridge, e é aqui que entra a minha dica primordial: faça os últimos exercícios dos CAMBRIDGES, cai IGUALZINHO! Eu encontrei na internet o pdf deles, então se você se esforçar encontrará também! (procure pelos cambridges 9,10 e 11 que são mais recentes).

Reading tem 40 questões também, e a minha dica é: Leia as questões primeiro para depois sair caçando as respostas nos textos. Como no listening, as primeiras perguntas são as mais fáceis. Para mim, a parte mais difícil é diferenciar uma alternativa FALSE de NOT GIVEN. Eu fiz o IELTS general training, ou seja não fiz o academic. Pelos exercícios do Cambridge Academic, eu vi que o Academic é tenso, então se fizer ele, ja vai se preparando para ler muita coisa!

Writing você terá 20 minutos para escrever uma carta (ielts general) ou descrever um grafico (ielts academic), lembre-se de escrever na estrutura correta (ex: colocar "Yours sincerely" no final ou "Dear Mr/Madam" no começo, etc). Depois terá 40 minutos para escrever sobre um tópico com pelo menos 250 palavras, a minha dica é pegar uns templates de redação nota 10 e escrever no mesmo formato, apenas modificando as ideias chaves. Ao contrário de outros exames como TOEFL e PTE, a redação é corrigida por um ser humano, ou seja depende do bom humor dele se você vai tirar 6.5 ou 7. No meu caso foi 6.5 =(

Speaking você conversará presencialmente com uma pessoa durante 10-14 minutos. Será dividido em 3 etapas, a primeira são as perguntas de introdução (mais simples, e normalmente iguais como: "você estuda ou trabalha?", "onde você mora? com quem?"). A segunda você terá um tema e 1 minuto para escrever no papel o que falará 2 minutos sem parar. A última são perguntas um pouco mais detalhadas. A minha dica é: treine com alguem diariamente, nem que essa pessoa só tenha que fazer essas perguntas para você, o importante é praticar e se sentir confortável falando. Na última fase, o instrutor foi instruído para complicar a sua vida com perguntas difíceis para ver como você se vira, ou seja, se você não entendeu nada, PERGUNTE! Tenha jogo de cintura e faça ele ser do seu time. (ex: "sorry, I didn't get it, by saying blablablbla, did you mean blablablabla?). Não deixe de olhar nos olhos do instrutor e tenha calma, pelo amor de Deus tenha CALMA!! Saiba que o seu pior inimigo é o nervosismo, se você ficar muito nervoso ai que não sai nada mesmo. Eu sei que mesmo escrevendo isso, não vai adiantar nada, você vai ficar nervoso, mas fazer o que né? Pelo menos tentei, HAHAHA!

Uffa, acho que é só isso!

Mais tarde falarei sobre o PTE-A, a prova que a maioria dos bloguistas falam que é mais fácil que o IELTS.

Se curtiu o post, por favor de um likezinho (no caso é um + go google) para dar aquela força blz?
Siga também para ficar por dentro das ultimas novidades!

É nois!! hehehe e keep focusing on English!
Att,
caiouechi









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Enkas Músicas japonesas que você deve escutar antes de morrer

SOLVED MySQL connector with ENTITY FRAMEWORK WORKING in Medium Trust hosting environments

SUS nota 10 - Exames gratuitos DST para saber se tem HIV-AIDS SIFILIS e HEPATITE C em 1 hora