MERITOCRACIA e por quê os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres?

Fala galera! belezinha?

Isso dai é verdade mesmo?

A letra da musica bom chibom chibom bom bom concorda plenamente hahaha: "onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre e o motivo todo mundo ja conhece é que o de cima sobe e o de baixo desce."



Mas e ai, qual é o real motivo?

Eu vou listar alguns pontos, se você souber de outros por favor comente abaixo e me ajude a atualizar o post ok? rs rs

Bom primeiramente, antes de começar a listar qualquer coisa, que fique claro que isso essa afirmação é GENÉRICA, ou seja pense bem antes de começar a contra argumentar e me atacar citando que conhece fulano e ciclano.

Antes de começar a comparação, vamos definir as variáveis do problema: quem é o rico e quem é o pobre.

rico: Pessoa bem instruída, recebeu estudos de primeira, tem acesso a qualquer tipo de conhecimento, possui educação financeira adquirida por consultores financeiros e tem planos de saúde de primeira. Pode ser uma pessoa da classe média.

pobre: pessoa que não teve acesso a educação, procurou apenas empregos para pagar as despesas de casa e ajudar os pais a pagarem as contas teve muitos problemas de saúde e teve muitas dívidas com os remédios.

Meritorcracia-rico-pobre-dinheiro-desvantagens


Vamos começar a listinha dos motivos do rico ficar mais rico:

  1. Educação Financeira: Com a educação financeira o rico consegue controlar bem melhor os seus gastos, separando uma boa parte para bons investimentos/ativos que darão ótimos retornos a curto ou longo prazo.
  2. Cartão de crédito: Os ricos utilizam melhores os cartões de crédito. Mesmo se tiverem dinheiro eles parcelam, porque o restantes das parcelas é aplicado em ativos. Muitas vezes negociam a anuidade gratuita dos seus cartões com o gerente dos bancos por causa dos seus investimentos.
  3. Milhas: Todos os gastos dos ricos são debitados pelo cartao de credito para acumular mais milhas.Com milhas os ricos conseguem trocar por dinheiro/produtos ou até mesmo trocar por passagens aéreas para qualquer lugar do mundo.
  4. Networking: O rico tem o poder do networking, um contato com alguém dentro de um banco ou alguma empresa muito grande que lhe dará um "pezinho" dentro de um determinado trabalho.
  5. Plano de saúde: Tem condições de pagar um ótimo plano de saúde que cobre praticamente todos os tratamentos do mundo. Quando acontece um incidente o plano de saúde cobre todo o valor.
  6. Transporte: ter um carro no dia a dia facilita muito a locomoção das pessoas, assim o rico consegue aproveitar melhor o dia a dia.
  7. Bancos: Para começar novos negócios os ricos possuem muita credibilidade e taxas menores nos bancos. Quando entram em alguma dívida conseguem otimizar os prejuízos com negociações de outro mundo.


Agora a listinha dos motivos do pobre ficar mais pobre:

  1. Educação Financeira: Sem uma boa educação financeira, o pobre não tem acesso a um bom investimento com uma taxa anual que faz o dinheiro trabalhar pra ele mesmo. Normalmente no começo do mês ele precisa gastar tudo o que recebeu.
  2. Cartão de crédito: O motivo do cartão de crédito é parcelar o que não consegue comprar. Sabe aquela TV ou Geladeira que custa R$3.000,00? A vista é uma péssima ideia, porém em 20vezes é sensacional! Eles tem dificuldade de conseguirem bons cartões de crédito sem anuidade.
  3. Milhas: Milhas? O que é isso?
  4. Networking: Muitas vezes os pobres não possuem um bom networking, e os que possuem não abrem nenhum tipo de oportunidade para eles mesmos.
  5. Plano de saúde: O que? Pagar R$200,00 por mês? Ta de sacanagem né? Quando der algum problema a gente se endivida para pagar os remédios/tratamentos ou consultas médicas que custam milhões.
  6. Transporte: Já pegou a  lotada em horário de pico e depois um trem no Brás que pega mais de 15 estações resultando em uma duração de transporte de aproximadamente 3 horas de viagem? Fora o fato de ser esmagado por todo mundo em um vagão quente? Depois de chegar em casa você acha que da pra pensar em outra coisa?
  7. Bancos: Os pobres não conseguem abrir praticamente nada porque não recebem um bom financiamento ou empréstimos suficientes. Quando possuem alguma dívida são devorados pelas taxas dos cheques especiais.

Mas e ai Caio, qual é o real motivo desse post?

Tocar em um ponto interessante da MERITOCRACIA:
Muitas pessoas julgam os pobres dizendo que é culpa deles mesmos morrerem pobres. Inclusive isso foi citado no livro "Pai Rico, Pai Pobre" pelo Robert Kiyosaki. (É um ótimo livro com ótimas instruções de educação financeira)

As vezes você acha que é inteiramente seu mérito construir um império e se gabar das suas riquezas, mas no fundo não está enxergando que você não fez "mais do que a sua obrigação" ou não é tão excepcional assim. No fundo deveria ter mais gratidão com a vida e ajudar quem não possuiu as mesmas condições que você.

Dê uma lida no post do catavento, achei muitíssimo interessante!

Abraços!!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Enkas Músicas japonesas que você deve escutar antes de morrer

SOLVED MySQL connector with ENTITY FRAMEWORK WORKING in Medium Trust hosting environments

SUS nota 10 - Exames gratuitos DST para saber se tem HIV-AIDS SIFILIS e HEPATITE C em 1 hora