Como parar de ser viciado em jogos online como Dota 2 e League of Legends

Boa noite galera tudo bem?

Passar horas jogando lol ou dota ou qualquer outro moba (Multiplayer online battle arena) ou jogo viciante é muito divertido e muitas vezes estressante não é mesmo?

Descubra nesse post como parar de ser viciado em jogos online como poker ou qualquer um que seja viciante.

Estressante, porque chega em um nível que você está tão viciado no jogo que não admite qualquer tipo de erros dos outros membros da sua equipe.

Eu como um ex-jogador de Dota recebi muito apoio da minha namorada para parar de jogar Dota, e confesso que isso fez muita diferença.

Consegui uns "truques" para conseguir parar o vício, no final desse post os revelarei.

Antes de tudo, vamos falar sobre o porquê de parar de jogar Dota 2 ou LoL ou qualquer outro jogo viciante. Esse post é para ajudar todos os players que precisam de ajuda para parar de jogar.

parar-jogar-dota-2-steam-excluir-conta

Seguem abaixo os 10 motivos para parar de jogar Dota 2 ou LoL:

  1. Cada jogo dura em torno de 1 hora e 5 minutos (50 minutos do jogo + 10 minutos para encontrar uma partida + 5 minutos até você definitivamente começar a matar alguém). Cá entre nós, jogar 1 só partida é muito pouco, ainda mais se você perdê-la.
  2. O jogo chega a ser tão viciante, que muitas vezes você deixa de dormir bem porque fica até altas horas da madrugada jogando, e isso consequentemente comprometerá o progresso do seu dia posterior, ou seja você perdeu 2 dias (48 horas).
  3. Você se estressa muito com as pessoas que não conhece, não existe mais respeito com o próximo.
  4. Você fica impaciente com as coisas. Não tolera nem um pouco de lag. Falo isso por experiência própria.
  5. Depois de um bom tempo quando você olhar para a sua conta na steam notará um número de horas jogadas, e essa será a melhor horá para refletir e perguntar a si mesmo: "Eu sinto orgulho disso? Eu não poderia ter utilizado essas horas para fazer algo mais produtivo?".
  6. O dia tem 24 horas: 8 horas para o trabalho, 3 horas para as refeições, 2 horas para o transporte, e 8 horas para dormir. Ai lhe restam 3 horas. Você vai arriscar gastá-las com 2 jogos de Dota 2, sendo que você pode ficar mais estressado e sentira vergonha dessas horas a longo prazo?
  7. Tem muita criança jogando esses joguinhos, é um absurdamente vergonhoso ficar jogando o mesmo jogo com crianças de 13-15 anos.
  8. A maioria das pessoas que ficam jogando o dia inteiro, não tem cultura. Falam só de jogo o dia inteiro, não sabem o que está acontecendo com o mundo afora. Existem coisas muito mais importantes que agregam mais valor e cultura para a nossa vida do que ficar o dia inteiro em um quarto fechado.
  9. Atrapalha a vida profissional. As mil horas que você gastou jogando, você poderia ter feito Mil cursos diferentes.
  10. Você fica ansioso, a vontade de jogar não acaba, você não consegue focar em outras coisas.

Acredito que o vício em jogos precisa ser tratado e mais do que qualquer outra coisa merece uma atenção especial dos pais, afinal um viciado sempre vai falar que não é viciado não é mesmo?

Eu admito, sou viciado e por isso mesmo parei de jogar, porque sei que isso trás muitas consequências negativas para a minha vida e não adianta falar que é besteira, pois sei mais do que qualquer um que não é!

parar-jogar-league-of-legends-lol-moba

Seguem as minhas dicas para parar de jogar:
  1. Admita que você é viciado e precisa de tratamento, anote a data que iniciará a parada da jogatina.
  2. No steam não da para deletar a conta, mas da para você se "hackear". Ou seja, troque a senha da sua conta por outra que não lembrará mais. Troque o e-mail de recuperação e retire o telefone para a recuperação de senha, faça de tudo para não conseguir recuperar a conta novamente.
  3. Foque nos seus objetivos corporativos, o que você quer ser profissionalmente e como quer que seu currículo seja daqui 1, 5 e 10 anos.
  4. Foque nos seus objetivos sociais, o que quer fazer com a sua família ou onde quer morar.
  5. Escolha um hobby saudável no lugar do jogo, como por exemplo praticar algum esporte ou aprender a tocar algum instrumento.
  6. Diga para alguém próximo que precisa de ajuda, e que se voltar a jogar que essa pessoa tem carta branca para fazer qualquer coisa para te impedir disso.
  7. Faça todos os seus dias serem produtivos e agradeça a Deus por tudo o que você tem, a vida é muito curta e você não pode ficar gastando jogando com pessoas desconhecidas.
  8. NUNCA assista videos no youtube sobre os jogos. É a mesma coisa de ficar escutando música sertaneja quando você está triste.

O que mais faz a diferença é a pessoa enxergar que está viciada e precisa de tratamento, então se quiser ajuda ou algum auxílio pode entrar em contato comigo!

Se você está lendo esse post até o fim, está ficando feliz e já está fazendo promessas de que não vai mais jogar, pare agora mesmo!

Afinal você já fez milhares de vezes esses tipos de promessas, e pode ter certeza que não vai me enganar, pois eu sei a verdade. Eu sei que se continuar desse jeito, você vai voltar a jogar de novo.

Agora tudo parece fácil e perfeito, mas meu amigo, não adianta se enganar. Se você não tomar atitudes drásticas agora mesmo, nada irá mudar. Semana que vem você vai ficar com vontade de jogar de novo e puff, vai voltar na rotina da jogatina novamente.

Então vamos lá, siga as dicas citadas anteriormente de como parar de jogar, e faça-as agora mesmo, ou seja, pegue a sua conta steam e se "hackeie" para nunca mais conseguir usá-la.

Foque na produtividade, compre um cartaz, ou junte várias folhas sulfites A4, cole na parede do seu quarto e desenhe um calendário desse mês. Cada dia que passar você vai lá e marca um X, e no final do mês verá que conseguiu ficar n dias sem jogar nada.

Pronto, você criou um calendário que controlará o seu vício e ao mesmo tempo vai te mostrar que você é capaz de viver sem esses jogos.

Seja forte! No começo vai parecer que está tudo sobre controle, mas depois de algumas semanas a mão começará a "coçar".

Vai ter um momento em que você vai ver outras pessoas jogando, nessa hora fuja! Corra! Não fique no mesmo lugar. Afinal você está em tratamento, é a mesma coisa que beber ao lado de um alcoólatra.

Depois é a hora de criar outros tipos de calendários, que tal um de conhecimentos ou outros objetivos que deseja na vida? Como por exemplo um calendário de correr no parque para emagrecer, ou um de estudar inglês, ou de aprender a tocar violão?

Espero no fundo do meu coração poder ter te ajudado de alguma forma, eu não escrevi tudo isso por maldade, mas porque o jogo me prejudicou bastante e não quero que prejudique mais ninguém.





Atenciosamente,
Ex-gamer Uechi








Comentários

  1. Muito legal man! Realmente acho que jogo porque sinto meu fracasso profissional! Mas se eu continuar jogando vai ser pior!

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite, me chamo Hugo de Andrade Santiago da Silva e estou viciado em league of legends. Tentei largar o jogo dezenas de vezes em 2 anos. Por favor entre em contato comigo se puder.
    Email: hugosant.96@gmail.com
    Whatsapp: 21 993 725 778
    Facebook: https://m.facebook.com/profile.php?id=100002690803662&ref=content_filter

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela partilha! Fiz o mesmo em relação ao tabaco, resultou. Farei o mesmo em relação ao jogo.

    ResponderExcluir
  4. Já hackeei a minha conta. Não há volta a dar. Obrigado pela partilha da sua dor. Eu sei que o pior está para vir nos próximos tempos, mas graças a si já saberei como solucionar.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post cara, realmente existe vício em jogos e pode ser bem degradante mas muita gente negligencia. Mas faltou acrescentar que lidamos com muitas pessoas tóxicas em jogos desse tipo. Também tenho problemas com jogos, e estou até fazendo tratamento com profissional. Passava mais de 12h jogando, chegava até a passar 4 dias sem tomar banho, e na faculdade o histórico estava cheio de reprovações. Então tentei parar e tive recaídas, tentei passar por um processo de desisntoxicacao mas é difícil. Perdi quase 7 anos da vida por isso.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, com certeza vai ajudar várias pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, dessa vez vou conseguir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Enkas Músicas japonesas que você deve escutar antes de morrer

SOLVED MySQL connector with ENTITY FRAMEWORK WORKING in Medium Trust hosting environments

SUS nota 10 - Exames gratuitos DST para saber se tem HIV-AIDS SIFILIS e HEPATITE C em 1 hora