sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SUS nota 10 - Exames gratuitos DST para saber se tem HIV-AIDS SIFILIS e HEPATITE C em 1 hora

Bom dia galera!

Tudo bem?

Hoje eu vim aqui elogiar um dos centros de referências e Treinamentos em DST/Aids fornecidos pelo SUS. Fui muito bem atendido e notei uma organização de primeiro mundo, tinha até uma sala de espera com televisão passando o quadro "superchef" da Ana Maria Braga.


Fui na unidade Santa Cruz - Zona sul de São Paulo e achei incrível o atendimento.

Notei que muita gente tem dúvida se pegou DST, tais como AIDS, SÍFILIS ou HEPATITE e fica dando uma de médico procurando na internet os sintomas dessas doenças para saber se realmente tem.

Puff!! Para com isso! A melhor coisa para saber se realmente tem alguma coisa é fazendo os exames e ponto final!

É ridículo, mas muitas dessas doenças você pode pegar do jeito mais improvável do mundo, desde tomando uma garrafa de água contaminada, ora fazendo uma tatuagem ou até mesmo pisando em um lixo que tinha uma seringa contaminada.

Então amigo, pelo menos uma vez na vida é bom sim fazer esses tipos de exames, afinal quanto antes souber, melhor né?

Você pode fazer esses tipos de exames em laboratórios particulares especiais, bla bla bla... mas para que se existem postos do governo que fornecem esse tipo de serviço totalmente gratuito e você tem o resultado em até 1 hora? (No meu caso levou 1 hora e meia porque cheguei em um horário um pouco movimentado)

Para o exame de Sifilis e Hepatite C a mulher me chamou em uma salinha, amarrou um elástico no braço para a veia saltar e depois enfiou uma lança gigante em mim, rs rs, brincadeiras a parte, ela colocou uma agulhinha na minha veia, colheu  o sangue e mostrou que colocou a etiqueta com o meu nome no tubinho.

Para o exame de HIV foi feito com a saliva que eu colhi utilizando um cotonete.

Entre no site do governo de saúde e procure a unidade mais próxima, só tome cuidado que tem alguns dias da semana que o serviço de DST não funciona, no caso da unidade do Santa Cruz não abre de quinta-feira.

Leva seu documento RG e seja feliz!